Mas vós sois a geração eleita,
o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que
anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz;
Vós,
que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis
alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
1 Pedro 2:9,10
Os
sacerdotes do Antigo Testamento eram escolhidos por Deus; eles não escolhiam a
si mesmos; e eram escolhidos para um propósito: servir a Deus com suas vidas
oferecendo sacrifícios. O sacerdócio servia como uma alegoria ou “símbolo de
algo por vir”, referindo-se ao ministério vindouro de Jesus Cristo... uma
representação que não mais foi necessária uma vez que Seu sacrifício na cruz (o
de Jesus Cristo) estava completado. Quando o grosso véu do templo, que cobria a
entrada do Santo dos Santos, por Deus foi rasgado em dois no momento da morte
de Cristo (Mateus 27:51), Deus estava indicando que o sacerdócio do Antigo
Testamento não mais se fazia necessário. Agora, as pessoas poderiam vir
diretamente a Deus através do grande sumo sacerdote, Jesus Cristo.Visto que
temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus,
retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque
não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;
porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.(Hebreus 4:14-16).
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão (Marcos 16:15-18).
O segundo aspecto do sacerdócio do crente é que nós fomos escolhidos para um propósito: para oferecermos sacrifícios espirituais (veja Hebreus 13:15-16, por exemplo), e para proclamarmos os louvores Daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Então, pela vida (Pedro 2:5; Tito 2:11-14; Efésios 2:10) e pela palavra (1 Peter 2:9; 3:15), nosso propósito é servir a Deus. Assim como o corpo de crente é templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19-20), também Deus nos chamou para servi-Lo do nosso coração primeiramente oferecendo nossas vidas como sacrifícios vivos (Romanos 12:1-2). Um dia estaremos servindo a Deus na eternidade (Apocalipse 22:3-4), mas não em qualquer templo, pois “o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro” (Apocalipse 21:22). Assim como o sacerdócio do Velho Testamento deveria ser livre de corrupção, como simbolizado por ser cerimonialmente limpo, também Cristo nos colocou na posição de santos perante o Pai. Ele nos chama a viver vidas santas para que possamos ser também um “sacerdócio santo” (I Pedro 2:5).
Resumindo, os crentes são chamados “reis e sacerdotes” e um “sacerdócio real” como reflexo de sua posição privilegiada de herdeiros do reino do Todo Poderoso Deus e do Cordeiro. Por causa desta proximidade privilegiada com Deus, nenhum outro mediador se faz necessário. Segundo, crentes são chamados sacerdotes porque a salvação não é meramente um “seguro contra incêndio” para escaparmos do inferno. Antes, os crentes são chamados por Deus para servi-Lo ao oferecer sacrifícios espirituais, ou seja, sendo pessoas zelosas por boas obras. Como sacerdotes do Deus vivo, devemos todos dar louvores Àquele que nos deu o grande dom do sacrifício de Seu Filho em nosso lugar, e em resposta, devemos dividir esta maravilhosa graça com outros.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.(Hebreus 4:14-16).
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão (Marcos 16:15-18).
O segundo aspecto do sacerdócio do crente é que nós fomos escolhidos para um propósito: para oferecermos sacrifícios espirituais (veja Hebreus 13:15-16, por exemplo), e para proclamarmos os louvores Daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Então, pela vida (Pedro 2:5; Tito 2:11-14; Efésios 2:10) e pela palavra (1 Peter 2:9; 3:15), nosso propósito é servir a Deus. Assim como o corpo de crente é templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19-20), também Deus nos chamou para servi-Lo do nosso coração primeiramente oferecendo nossas vidas como sacrifícios vivos (Romanos 12:1-2). Um dia estaremos servindo a Deus na eternidade (Apocalipse 22:3-4), mas não em qualquer templo, pois “o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro” (Apocalipse 21:22). Assim como o sacerdócio do Velho Testamento deveria ser livre de corrupção, como simbolizado por ser cerimonialmente limpo, também Cristo nos colocou na posição de santos perante o Pai. Ele nos chama a viver vidas santas para que possamos ser também um “sacerdócio santo” (I Pedro 2:5).
Resumindo, os crentes são chamados “reis e sacerdotes” e um “sacerdócio real” como reflexo de sua posição privilegiada de herdeiros do reino do Todo Poderoso Deus e do Cordeiro. Por causa desta proximidade privilegiada com Deus, nenhum outro mediador se faz necessário. Segundo, crentes são chamados sacerdotes porque a salvação não é meramente um “seguro contra incêndio” para escaparmos do inferno. Antes, os crentes são chamados por Deus para servi-Lo ao oferecer sacrifícios espirituais, ou seja, sendo pessoas zelosas por boas obras. Como sacerdotes do Deus vivo, devemos todos dar louvores Àquele que nos deu o grande dom do sacrifício de Seu Filho em nosso lugar, e em resposta, devemos dividir esta maravilhosa graça com outros.
Não mais há, agora, qualquer mediador terreno entre Deus e o
homem, como existia no sacerdócio do Velho Testamento, Porque há um só
Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (1 Timóteo 2:5).
Cristo,
nosso sumo sacerdote, já fez o único sacrifício pelo pecado, de uma vez por
todas (Hebreus 10:12), e não há mais qualquer sacrifício pelos pecados que
possa ser feito (Hebreus 10:26). Mas como os sacerdotes no passado ofereciam
outros tipos de sacrifícios no templo, fica então claro, vendo I Pedro 2:5,9,
que Deus escolheu os cristãos para “para oferecer sacrifícios espirituais
agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Pedro 2:5-9 fala de dois aspectos do
sacerdócio do crente.
O
primeiro é que os crentes são privilegiados. Ser escolhido por Deus para ser um
sacerdote era um privilégio, no Antigo Testamento somente alguns da Tribo de
Leví,chegava a ser Sacerdote, mas nesta dispensação todos os crentes foram
escolhidos por Deus: “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o
povo adquirido” (verso 9). No tabernáculo e no Templo, havia lugares onde
somente os sacerdotes tinham acesso. Dentro do Santo dos Santos, atrás de um
grosso véu, somente o Sumo sacerdote tinha acesso, e isto, somente uma vez ao
ano, no Dia da Expiação, quando ele fazia um oferecimento em favor dos pecados
de todo o povo. Mas como mencionado acima, por causa da morte de Jesus Cristo
na cruz do Calvário, todos os crentes agora têm direto acesso ao trono de Deus
através de Jesus Cristo, nosso grande sumo sacerdote (Hebreus 4:14-16). Que
privilégio sermos capazes de ter acesso ao trono de Deus, diretamente, e não
através de qualquer sacerdote terreno.
Quando
Cristo voltar e a Nova Jerusalém vier à terra (Apocalipse 21), os crentes verão
a Deus face a face e lá o servirão (Apocalipse 22:3-4). Mais uma vez, que
privilégio, especialmente para nós, que outrora éramos “não um povo”... “sem
esperanças”... destinados à destruição por causa de nosso pecado.
Como
sacerdotes deste Novo Testamento,temos algumas obrigações referente ao Reino de
Deus como levar a sua Palavras para as ovelhas do Senhor que estão distante do
Seu aprisco.
Pois, se sou sacerdote real, apresento a
Deus ao povo, e o povo a Deus. Ou seja, levo a revelação dos mistérios de Deus
às pessoas, e as apresento diante de Deus. Em outras palavras sou responsável
direto pelo evangelismo e discipulado das pessoas com as quais convivo. Não
preciso e nem necessito esperar pela autorização do pastor, presbítero ou
qualquer outro líder. Jesus, nosso Senhor já nos deu esta ordem, autoridade e
capacitação, E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não
crer será condenado.
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